Peneira Rotativa Classificadora
VIDEOS DO FUNCIONAMENTO
1 – Peneira Rotativa Eixo Central
2 – Peneira Rotativa sobre Rodas
3 – Peneira Rotativa sobre Rodas e Espiral
4 – Água Clarificada
5 – Água Clarificada
6 – Água Clarificada
7 – Água Clarificada
7 – Água Clarificada
8 – Água Clarificada
1 – Peneira Rotativa Eixo Central
2 – Peneira Rotativa sobre Rodas
3 – Peneira Rotativa sobre Rodas e Espiral
4 – Água Clarificada
5 – Água Clarificada
6 – Água Clarificada
7 – Água Clarificada
7 – Água Clarificada
Tab Content
8 – Água Clarificada
Para atender às regulamentações ambientais nas indústrias, os gases emitidos por caldeiras que utilizam bagaço de cana e outros tipos de biomassa similares devem, obrigatoriamente, passar por um processo de lavagem eficaz para remoção das partículas sólidas que são arrastadas. A opção de lavagem de gases via úmida, torna-se viável com a instalação da ETALG, tornando um processo em circuito fechado com a instalação do Filtro Esteira à Vácuo AFB para remoção da lama.
No caso das indústrias que utilizam caldeira biomassa, principalmente nesse momento em que há uma grande ampliação de parques industriais para atender aos programas de cogeração de energia, chamadas de ETE, deve ser dada atenção prioritária ao tratamento dos efluentes gerados na lavagem dos cinzeiros e dos gases emitidos pelas caldeiras. Assim, é essencial a adoção de uma tecnologia que permita a remoção total das partículas sólidas destas correntes, bem como o reaproveitamento da água utilizada no processo (águas de reuso).
Para solução de separação do sólido-liquido e tornar um circuito fechado para água de reuso a BERTAZZO desenvolveu e introduziu no mercado uma nova tecnologia para o tratamento da água com fuligem da lavagem dos gases e cinzeiros das caldeiras que atende aos requisitos de eficiência, simplicidade e baixo custo de investimento e operação. A ETALG opera em circuito fechado, possibilitando a recirculação de toda a água clarificada para o processo e a separação dos sólidos em forma de torta com 50% a 60% de umidade apropriada para compostagem e transporte.
Para a instalação da ETALG, alguns aspectos importantes devem ser considerados no projeto e na seleção da tecnologia a ser empregada.
Limpeza de Gases e Limpeza de Cinzeiros
Na queima da biomassa nas caldeiras, a parte mais leve dos sólidos residuais é arrastada junto aos gases de exaustão, requerendo a instalação da ETALG para remoção dos sólidos desses gases, para que estes se enquadrem aos parâmetros exigidos pela legislação ambiental. Os sólidos não arrastados pelos gases se depositam nos cinzeiros das caldeiras e também precisam ser removidos, para evitar a obstrução do equipamento e a perda de eficiência.
Qualidade e Quantidade de Sólidos
A qualidade e a quantidade dos sólidos residuais oriundos da queima do bagaço independem do sistema de limpeza a serem empregados. Sua qualificação e quantificação, embora extremamente difícil de serem previstas, são fundamentais para um adequado dimensionamento da ETALG.
De forma geral, os sólidos residuais compreendem, além de fuligem de bagaço, grande quantidade de material não queimado e resíduos minerais oriundos do solo (areia e argila). O total de fuligem esperado pode ser relacionado diretamente à capacidade de geração de vapor da caldeira. A quantidade de bagaço mal queimado depende da eficiência da queima da caldeira, a qual depende do tipo e das condições operacionais do equipamento. Caldeiras mais modernas tendem a gerar menos bagaço mal queimado. Os sólidos minerais dependem dos processos de colheita e transporte da biomassa, bem como, da existência e dos tipos de sistema de lavagem da biomassa na indústria. Com o aumento da colheita mecanizada, e consequentemente redução da utilização de água de lavagem na biomassa, maior quantidade desses sólidos vem sendo admitida nas caldeiras.
Importante ainda salientar que cada um dos sólidos mencionados acima apresenta características diferentes de densidade e granulometria, que afetam em muito o comportamento frente aos processos usuais de separação.
Estação de Limpeza da Fuligem
A estação de limpeza de fuligem existente na técnica segue a principal: via úmida.
Para a limpeza de cinzeiros é comum a utilização da via úmida, onde a água é o veículo de transporte dos sólidos. Quando a operação é feita em circuito fechado, a água com os resíduos removidos dos cinzeiros deve passar por um sistema complementar de tratamento para sua limpeza, assim evitando problemas de entupimentos de linhas, além de desgastes em tubulações e em equipamentos.
A estação de limpeza de gases via seca estão compreendidos os equipamentos do tipo Ciclones e Separadores Eletrostáticos. Sistemas tipo Ciclone foram instalados nas indústrias do Brasil, porém, de forma geral, a qualidade dos gases emitidos não atende à legislação ambiental. Por outro lado, os sistemas tipo Separador Eletrostático apresentam qualidade de separação superior a dos Ciclones, entretanto, esse sistema demanda alto investimento, o que torna sua aplicação proibitiva.
A estação de limpeza de gases que utilizam via úmida (lavadores de gases) são os de concepção mais simples, de menor investimento, e apresentam grande eficiência. Nestes sistemas, a limpeza dos gases e dos cinzeiros deve ser feita com água limpa. No caso de uma operação em circuito fechado, a água de lavagem, após passar pelas caldeiras, deve seguir para a estação de tratamento para separação do material sólido que foi removido dos gases e dos cinzeiros, a fim de permitir seu reuso.
A instalação da ETALG são os equipamentos mais utilizados nas indústrias que utilizam caldeira biomassa, pois permite de maneira eficaz a utilização da água de reuso em circuito fechado e a remoção da torta em caçambas para compostagem e fabricação de adubos.
Transporte e Remoção dos Sólidos
Uma vez separados, os resíduos de queima precisam ser removidos da indústria. A viabilidade de implantação da estação de limpeza depende, em muito, da tecnologia a serem empregados para o manuseio e transporte desses sólidos. Por um lado, as pressões ambientais para despejos hídricos e, por outro, os custos da água e os próprios requisitos do processo industrial, vem exigindo a introdução da estação de reciclo de água em circuitos fechados e independentes. Para viabilizar a sua remoção da indústria por via rodoviária, a torta residual deve ser transportada em um caminhão basculante para a seção de compostagem, onde serão agregados outros nutrientes para compor no adubo onde será empregado nas lavouras.